19 de janeiro de 2011

Anúbis

Deus dos mortos e dos moribundos, Anúbis era quem guiava a alma dos mortos no além, temido pela sua frieza e severidade do seu juízo. Representado por um chacal ou um homem com a cabeça de chacal. Os chacais são uma "espécie de cachorro" que habitavam os cemitérios.

Apesar de muitos acreditarem, ele não é filho de Seth e sim de Osíris.
"Seth se negava dar um filho a Néftis, então Néftis se transformou em Ísis para tentar seduzi-lo, mas não conseguiu.
Osíris sem saber que a suposta Ísis era a Néftis, transou com ela, e dessa relação nasceu Anúbis.
Por temor a Seth, logo após o parto de Anúbis, Néftis o escondeu. Ísis ao saber disso, guiada por cães foi a procura de Anúbis, ao encontrar o recem-nascido ficou encarregada de alimenta-lo, após isso ele se converteu como acompanhante e guardião de Ísis."

Anúbis tinha como filho Kebechet.

A devoção por Anúbis era muito grande, pois ele era quem guiava a alma dos mortos.
Em uma parte do livro dos mortos está escrito exatamente como era a devoção por Anúbis: "Nós, os Chacais, sacerdotes de Anúbis, somos os guardiães de suas tumbas gloriosas ou sepulturas humildes. Somos os guardiães dos mortos. Somos os servos de Anúbis. Somos a Cinópolis."


16 de Dezembro a 15 de Janeiro - Deus Anúbis

Horóscopo: As pessoas que nasceram sob sua proteção têm grande força de vontade, paciência e inteligência aguda. Essas pessoas sabem conduzir o seu destino, tornando-se pessoas de sucesso em qualquer setor, porém este demora a chegar, porque Anúbis é o senhor do tempo e retarda as conquistas.
Embora sejam fiéis, têm excesso de ambição e exagerado orgulho que, às vezes, os torna egocêntricos e pouco modestos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário