19 de janeiro de 2011

Toth


Deus da sabedoria um deus cordato, sábio, assistente e secretário-arquivista, (mensageiro) dos deuses. É uma divindade lunar (o deus da Lua) que tem a seu cargo a sabedoria, a escrita, a aprendizagem, a magia, a medição do tempo. Era representado por uma Íbis, diz a tradição que foi por seu intermédio que aquele povo conheceu as artes, a arquitetura, a escrita hieroglífica, a medicina, a astronomia, a matemática e ainda outras ciências mais avançadas relativas ao espírito e à alma; fazia os cálculos para o estabelecimento do céu, as estrelas, a Terra, e tudo neles.

Filho de Rá e Marido de Maat, tinha uma filha Seshat.

Ele também aparece como um homem com a cabeça de um babuíno, quando ele é A'an, o deus do equilíbrio, no Sub-mundo onde pesava o coração do morto com em um prato e no outro com uma pena, para examinar a dignidade do morto. Sob a forma de A'ah-Djehuty tomou um aspecto mais humano formulário.

16 de Maio a 15 de Junho - Deus Toth

Horóscopo: As pessoas nascidas sob sua proteção têm grande capacidade de comunicação e uma inteligência rápida e penetrante. Seus protegidos têm uma natureza dupla, nervosa e inconstante, são muito ativos, sempre inventando coisas para fazer ou dizer. Embora sensíveis como a flor de lótus, no amor eles são frios como a Lua e inconstantes como as aves voando de galho em galho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário